RSS

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ludwig Mies van der Rohe


Mies van der Rohe, Ludwing (1886 - 1969)

Arquitecto alemão nascido em Aachen na Alemanha em 1886. Juntamente com Le Corbusier e Frank Loyd Wright, tornou-se numa das figuras mais importantes da arquitetura moderna. Com a experiência adquirida no escritório de Peter Behrens, a influência que recebeu de Berlage (arquitecto holandês, apontado como precursor da arquitetura funcional) e ainda o acompanhamento do desenvolvimento da Bauhaus enquanto professor, é evidente que se tenha deixado conduzir pelo racionalismo.
Desde o início da sua carreira na Alemanha, que Mies despresou os estilos do passado, procurando sempre técnicas através das quais fossem claramente traduzidos os materiais empregues sem nenhum disfarce. Assim os ornamentos são esquecidos, e a racionalidade a a funcionalidade prevalecem “ornamento e crime”. A racionalidade formal, o respeito pelos materiais, o melhoramento da funcionalidade, a clareza das linhas e das formas, bem como a higiénização,a ortogonalidade e a estandardização, são orientadores em toda a sua obra( como modernista e funcionalista que é).

"A arquitetura começa quando a técnica é superada"
“A forma não é a finalidade da nossa obra mas apenas o resultado”
Mies van der Rohe

A preocupação essencial de Mies van der Rohe é a técnica a serviço da criatividade, um dos principais pontos da “nova” arquitetura. Desta forma, Mies van der Rohe não constrói palácios nem fortalezas, mas proporciona sim, com um mínimo de aparato, o atrativo de uma vida e de uma moradia estudadas com o máximo de cuidado. "Viver e condições livres". Assim temos como caracteristicas mais relevantes nas suas obras, o mobiliario em aço tubolar, as paredes amovíveis, as estruturas ligeiras de alumíneo, os tampos de vidro, os materiais reflectores e absorventes de luz e do som, as arestas vivas, os materiais puros e simples como o mármore e a madeira entre outros.
Mies van der Rohe teve sempre como objetivo unir a atividade cerebral e a habilidade manual, "os meus pensamentos dirigem a minha mão e ela demonstra se os meus pensamentos estão corretos".
É patente que Mies van der Rohe não ficou indiferente aos problemas do urbanismo e estudou a integração de suas grandes construções às formas urbanas. Dedicou-se principalmente a distinguir entre vias de circulação e áreas residênciais. "As cidades são os instrumentos da vida; devem estar a serviço da vida, levando em consideração as condições da existência; o urbanismo é uma ciência vital".
Depois de dirigir a Bauhaus de 1930 a 1933 (ano em que a escola foi fechada pelos nazis), Mies transferiu-se para os E.U.A. (1937), assim como outros grandes mestres da arquitetura mundial. Foi nomeado director do Illinois Institute of Technology (IIT), vindo a falecer no ano de 1969 em Chicago.


Fonte:

Um comentário:

Unknown disse...

Que tal colocar os nomes de vocês na barra lateral e incrementar o ritmo de pesquisa e postagens? O nome blog é bom. O arquiteto é fonte incontestável de aprendizado para futuros arquitetos, o que falta para animarem-se?
Abraço,
Daniela

Postar um comentário