RSS

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Casa Tugendhat


A casa foi construída para a família Tugendhat na cidade de Brno, República Checa, em 1930. O terreno na qual foi inserida era irregular porém, isso não apresentava um problema para o arquiteto que, por sua vez aproveitou a declividade do local para favorecer a vista da cidade.

Possui três pavimentos, sendo dois semi-enterrados, pavimento inferior era dedicado a área de serviço que abrigava equipamentos de suporte da casa. Os demais pavimentos são respectivamente dedicados a área de estar e dormitórios.


O ambiente social se destaca das outras partes da casa. Ao contrário delas que são mais compartimentadas do que abertas para atender a demandas funcionais, o espaço de convívio expressa com clareza o conceito de planta livre. Sua subdivisão entre área de estar, jantar, biblioteca e ante-sala, ao invés de ser feita com paredes maciças, é sugerida através da disposição dos móveis e dos planos leves de materiais ricos como a madeira ébano e o mármore ônix. Estes ambientes integrados se ampliam para o exterior através das laterais envidraçadas.


O mobiliário também foi cuidadosamente pensado para a casa que, inclusive recebeu especialmente para ela a poltrona Tugendhat a qual se tornou uma de suas obras mais influentes do design moderno.
A residência é considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) patrimônio mundial da cultura e símbolo da arquitetura moderna da República Checa, tanto pela solução arquitetônica simplista quanto pelos materiais e concepção de projeto.


Fonte:http://villatugendhat.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário